Buscar
  • Lebbe mkt

Estoque de medicamentos: 07 dicas para minimizar perdas e prejuízos

Atualizado: Jan 29

Fazer uma gestão de estoque é fundamental em qualquer segmento de negócio. No entanto, quando o assunto é medicamentos, esse tema se torna ainda mais relevante, afinal, estamos falando da saúde das pessoas. Ou seja, qualquer inconsistência pode gerar, além do impacto financeiro, problemas graves para os pacientes.


Nesse sentido, a logística de estoque de medicamentos é fundamental! Isso porque, ao comprar medicamentos demais corremos o risco de perder os produtos por falta de uso. Já o contrário pode ser prejudicial por provocar um desabastecimento da sua farmácia.


Isso pode parecer óbvio, porém este controle nem sempre é fácil. Por isso, nesse artigo queremos trazer 07 dicas para você conseguir dominar o estoque de medicamentos do seu hospital.


1. Verifique a entrada de produtos no estoque de medicamentos


A conferência do que está sendo entregue é muito importante. Por mais que você trabalhe com o seu fornecedor a muito tempo e confie nele, erros podem acontecer. Portanto, sempre que houver a entrega de algum medicamento, verifique se está tudo de acordo com o que foi pedido.


2. Redução de ruptura com uma gestão eficiente


Controlar as entradas é fundamental, porém, tão importante quanto são as saídas dos produtos. Para tanto é possível utilizar alguns métodos de análise como o ABC e estoque mínimo e máximo.


Estes são sistemas simples, mas que vão garantir uma tranquilidade para o processo de compras de medicamentos do hospital no qual você trabalha.


3. Logística de medicamentos: negociação e tempo de entrega com fornecedores


O relacionamento com o seu fornecedor deve estar bem alinhado em todas as etapas do processo. Além da negociação dos melhores preços, o tempo de entrega é importante para que você tenha o produto quando precisar.


Por isso, conte com fornecedores que cuidem dessa gestão e facilite o processo de pedidos e tenham uma logística de entregas organizada. Por vezes a economia que você fez no início do processo de compra se transformará em prejuízo ao contabilizar as perdas.


4. Controle dos lotes e vencimentos dos medicamentos


Esse é um processo bastante utilizado para a gestão de remédios controlados. No entanto, existem outros produtos no estoque de medicamentos que possuem data de validade e também precisam ser monitorados.


Sendo assim, fazer o controle de lotes e de vencimento dos medicamentos da sua farmácia vai lhe trazer dados para mitigar as perdas e evitar prejuízos financeiros.


5. Gestão de estoque por sazonalidade


Existem medicamentos como os antigripais, por exemplo, que têm um aumento de demanda no inverno, assim como antimicóticos no verão. Ou seja, é importante acompanhar a tendência histórica dos medicamentos.


Aumente o seu estoque apenas se for necessário para suprir um aumento na demanda.

6. Checagem periódica e controle de inventário


Essa poderia ser a dica #1. Fazer um balanço periódico do estoque de medicamentos é uma das ações mais importantes da logística hospitalar. O recomendado é que a cada 15 dias — no mínimo uma vez por mês — você faça a conferência e verifique se não existe nenhum produto acabando ou juntando poeira por falta de uso.


Para tanto, o cadastro dos produtos na entrada precisa ser feito da forma correta. Nome comercial, genérico, EAN, PMC, quantidade, todas estas informações precisam ser precisas.


Cuide do inventário do estoque de medicamentos e não perca dinheiro.


7. Liste os medicamentos com maior e menor saída


É claro que existem medicamentos que são usados cotidianamente e em grandes quantidades. Para estes a logística é até mais fácil, certo?


Contudo, outros produtos são usados com menor frequência ou existe uma outra opção que é mais utilizada. Então faça um apanhado do que os profissionais do hospital mais usam e aqueles que são menos utilizados.


Afinal, não adianta comprar grandes quantidades de um produto que é pouco utilizado, não é mesmo?


Bom, espero que tenha gostado do nosso conteúdo e que ele tenha te ajudado a melhorar o controle de estoque de medicamentos do seu hospital. Quer saber mais como melhorar a sua logística hospitalar? Conheça os serviços oferecidos pela Global e comece a melhorar a sua gestão.


37 visualizações0 comentário
GLOBAL - MODELO 04.png

CONDOMÍNIO LOG 2 BUSINESS PARK  
Rua José Maria de Lacerda, 1900, Cidade Industrial - Contagem - MG

CEP: 32210-120

CONTATOS

Global: (31) 3515-2000 

Akura: (31) 3224-0649

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
whats.png

2020 | Criado por